Skip to main content

Examinando gengivas vermelhas, inchadas e irritadas mais a fundo

Se estiverem vermelhas, inchadas e irritadas,  percebendo-sesangue na pia ao cuspir, depois de escovar os dentes ou passar o fio dental,, suas gengivas apresentam alguns dos primeiros sinais de problemas de gengiva, ou gengivite, algo bastante comum. As gengivas podem ir do cor-de-rosa saudável e firme até irritadas, vermelhas e inchadas, pelo aumento de placa nos dentes e à medida que o corpo começa a reagir à inflamação. Quando as gengivas estão inflamadas e sensíveis, sangram facilmente ao serem escovadas ou com o uso do fio dental. 

A causa mais comum para a irritação das gengivas é a falta de hábitos frequentes com a higiene bucal. A escovação de forma incorreta também pode piorar nesse caso. Não escovar nem usar fio dental regularmente (ou fazê-lo de forma inadequada) permite que os alimentos e as bactérias se acumulem entre os dentes e gengivas, criando um lugar propício para que as bactérias se multipliquem e se transformem em placa dentária. Esse desenvolvimento da placa na linha da gengiva, se não for removida com uma boa rotina diária de higiene bucal, pode  desenvolver o tártaro, pela sua calcificação, que só poderá ser removido pelo  cirurgião-dentista. 
 
O fundamental é saber que, a partir do momento em que as gengivas estão sangrando e inflamadas, há um intervalo em que ainda se pode reverter a infecção bacteriana no início, simplesmente ao  melhorar sua   higiene bucal. Então, apesar de a gengivite não apresentar um quadro muito grave, precisa ser levada a sério e combatida, para que não progrida para aperiodontite, que é a principal causa da perda de dentes em adultos. Utilize um enxaguatório e escove os dentes no mínimo duas vezes ao dia, com uma escova macia ou elétrica, e use fio dental diariamente.

Também não se esqueça de visitar regularmente o dentista, para remoção da placa e do tártaro.