Skip to main content

4 verdades que protegem suas gengivas (e dentes)

VERDADE: É comum

Se você está preocupado com a possibilidade de ter problemas de gengiva, não está sozinho. Milhões de adultos têm algum tipo de problema, mas muitos o desconhecem. Você pode achar surpreendente, que segundo a OMS,  um em cada quatro adultos do mundo tem algum tipo de doença de gengiva, em um estágio leve, moderado ou severo.

VERDADE: Não é uma coisa só

A expressão problemas de gengiva, ou, em termos médicos, periodontite não se refere apenas a uma condição, sintoma ou tratamento. Refere-se a uma série de sintomas e estágios, de leves, como gengivas vermelhas e inchadas, a mais óbvios, como sangramento, até questões mais sérias, como a periodontite, em que as gengivas se retraem e formam-se bolsas ao redor dos dentes. Se ignorada, a situação pode resultar em danos mais sérios, que destroem o osso, gengivas e outros tecidos ao redor dos dentes.

VERDADE: Podem ser evitados

A boa notícia é que essa progressão, dos sintomas mais leves de gengivas irritadas e inflamadas para as formações de bolsas, mais sérias, não acontece da noite para o dia e, a cada novo estágio de progressão, há a possibilidade de melhorar a saúde das suas gengivas e preservar seus dentes.

VERDADE: Você não deve ignorar os sintomas

Quanto mais informação tiver dos primeiros sinais de problemas na gengiva, mais rápido é possível resolvê-los e melhorar a rotina de saúde bucal, voltando a ter uma boca saudável e agradável. Se as gengivas estiverem sangrando e você continuar a ignorar os sintomas, o problema eventualmente pode ter sérias consequências, como a perda de dentes.