Skip to main content

As causas mais comuns da gengivite (e mais 7 possíveis)

Nº 1 - Placa

Os problemas de gengiva normalmente são causados pela placa – uma camada espessa de bactérias que se forma sobre as gengivas e dentes e é removida pela escovação, fio dental e uso de enxaguatório diariamente. Se você se encontra nessa categoria, não está sozinho – milhões de adultos têm problemas de gengiva em algum estágio. A boa notícia é que tais problemas são reversíveis; então, esta pode ser a hora certa para aderir a alguns novos hábitos saudáveis. Checkups no dentista pelo menos a cada seis meses também são fundamentais.

Nº 2 - Fumar

O fumo interfere na função normal das células do tecido gengival, tornando sua boca mais vulnerável a infecções, como os problemas de gengiva.

Nº 3 - Alterações hormonais

Na gravidez, ou até durante as típicas alterações do ciclo menstrual, os níveis hormonais podem oscilar, deixando as gengivas mais suscetíveis a problemas. A gravidez não significa que você vá, automaticamente, ter problemas na gengiva ou nos dentes. Apenas significa que deve tomar um cuidado maior com a boca durante esse período, para manter a saúde bucal. É possível que aconteçam algumas coisas incomuns durante a gravidez, como gengivas inflamadas e irritadas, inchadas e vermelhas e com discreto sangramento durante a escovação ou ao passar o fio dental (caso tenha algum desses sintomas, saiba que normalmente desaparecem após a gestação).

Nº 4 - Medicamentos

Alguns medicamentos podem ter, como efeito colateral, a redução da produção e fluxo de saliva, deixando a boca mais seca e permitindo que as bactérias se espalhem. Caso a situação das suas gengivas seja preocupante, fale com seu dentista sobre condutas a serem tomadas.

Nº 5 - Deficiências nutricionais

É difícil conseguir ingerir todas as vitaminas necessárias diariamente, mas o consumo insuficiente de vitamina C pode ser em especial prejudicial às suas gengivas. Uma dieta com níveis elevados de açúcar e carboidratos, e baixos em água e vitamina C é a receita perfeita para problemas de gengiva, desde que os cuidados de higiene oral não sejam adequados. 

Nº 6 - Dentes tortos

Se naturalmente seus dentes são encavalados, tortos ou girovertidos, isso pode ser uma condição ideal para problemas de gengiva. Afinal, os dentes desalinhados criam mais espaços para a placa se formar e acumular, prejudicando seus dentes e gengivas. (Dica: Tome muito cuidado ao escovar ou passar fio dental nessas áreas.)

Nº 7 - Histórico familiar

Caso haja histórico de problemas de gengiva na sua família, mencione ao seu dentista, pois pode ser um fator de risco um pouco maior  para desenvolver infecção bacteriana.