Skip to main content

4 dicas para combater os problemas de gengiva

As doenças de gengiva são infecções causadas por bactérias que se aderem às gengivas e dentes. Para se livrar delas, é necessário descobrir qual tipo de problema você tem. Se as suas gengivas estão inchadas ou há vestígios de sangue sempre que escova os dentes, você pode estar com gengivite, um problema que, se deixado sem tratamento e danificar de modo severo a gengiva e o osso,  podendo progredir para a periodontite. De qualquer forma, você vai precisar adotar uma  adequada rotina para preveni-la, incorporando a escovação, uso de fio dental e de um enxaguatório.

1. Melhore a rotina de higiene da sua boca

Os problemas de gengiva se desenvolvem principalmente quando descuidamos da saúde bucal. Se as doenças gengivais estão em estágio inicial, a solução é apenas melhorar a sua rotina de higiene. Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental e usar um  enxaguatório bucal duas vezes ao dia pode prevenir a evolução da gengivite. Além disso, agende checkups regulares no dentista, pois, quando a placa se transforma em tártaro, só pode ser removida com uma limpeza profissional. Agindo rapidamente, é possível evitar os problemas iniciais de gengiva.

2. Faça uma limpeza completa

Se uma rotina diária de saúde bucal melhor não reverter os sinais dos problemas de gengiva, você provavelmente tem uma infecção mais avançada, em que bactérias se aprofundam nos tecidos bucais ao redor dos dentes e se tornam difíceis de alcançar. Uma limpeza profunda feita pelo dentista clínico geral ou periodontista a cada seis meses é a melhor forma de  remover o tártaro da sua boca. 

3. Use reforços medicamentosos

Dependendo da gravidade do caso, um especialista indicará a melhor forma de tratamento que pode incluir antibióticos, para erradicar totalmente os microrganismos causadores de infecção da sua boca, indo de géis tópicos, que podem ser espalhados nas bolsas ou espaços entre as gengivas e dentes, até produtos líquidos para bochechar.

4. Deixe com os especialistas

Para tratar as formas mais avançadas dos problemas de gengiva, os dentistas podem recomendar um tratamento cirúrgico –para a remoção ou redução de bolsas e inflamação. As opções incluem a cirurgia de retalho (em que as gengivas são levantadas, o tártaro é removido e as gengivas são suturadas de volta ao redor dos dentes); enxertos de tecidos moles (que substituem gengivas retraídas  para cobrir raízes expostas); enxertos de osso (para substituir o osso perdido, com enxertos humanos ou de animais, ou até materiais artificiais); e regeneração de tecidos (para tentar  regenerar o osso e tecidos de suporte perdidos). Esses procedimentos são muito complicados; então, é melhor prevenir a doença para que ela não chegue a esse estágio.