Skip to main content

Title

A proteção do esmalte dentário protege você de dentes sensíveis

O esmalte é como aquele amigo que só se reconhece depois que ele tenha ido embora. Ele protege seu dente do calor e do frio; então, o mínimo que pode fazer é protegê-lo do desgaste e da sensibilidade. Mas, se você o ignorar, ele pode ir embora e não voltar mais, deixando a sensível dentina exposta. Então, seja um bom amigo para o esmalte e comece a protegê-lo, com estas medidas simples.

Um ótimo início é ficar mais alerta sobre os alimentos e bebidas ácidas que você está consumindo e limitar a frequência de consumo. Alimentos como frutas cítricas e tomates, ou bebidas como café e suco de laranja, podem desgastar o esmalte. Tente consumi-los apenas durante as refeições e, depois, enxágue imediatamente a boca com água, para ajudar a proteger o esmalte. Tente incorporar o hábito de ingerir um copo de leite ou pedaço de queijo após a refeição, para neutralizar os ácidos..  E se estiver ingerindo bebidas ácidas fora de casa, não se esqueça: o canudo é sempre uma boa ideia.

A comida é importante, mas você sabia que apenas ter a boca seca pode aumentar a quantidade de ácido nela? A saliva e outros líquidos ajudam a neutralizar os ácidos que as bactérias produzem, protegendo seus dentes. Sua boca é naturalmente seca? Lembre-se apenas de manter sempre por perto um pouco de água e de beber durante o dia. Goma de mascar sem açúcar também é ótimo para a boca seca, pois estimula a produção de saliva, além de refrescar o hálito.

Por último, certifique-se de que sua rotina de cuidados bucais está ajudando seus dentes, não os machucando. Use sempre uma escova de dentes macia e não escove com força exagerada. Siga sempre a orientação do seu dentista, ele recomendará a melhor técnica de escovação e produtos de higiene oral mais indicados para o seu caso.