Skip to main content

5 causas da sensibilidade dos dentes

Causa nº 1: Escovação com força exagerada

Escovar os dentes com muita força pode desgastar o esmalte dentário, um dos quatro tecidos importantes dos dentes e a substância mais dura do corpo humano. Caso perceba que o tempo de escovação é menor do que o tempo usado para passar o fio dental, é necessário ajustar sua técnica, para proteger o esmalte.

Causa nº 2: Falta da rotina diária

Ter hábitos não regrados em relação à escovação e ao uso do fio dental e enxaguatório pode fazer com que o tártaro se acumule ao longo da linha da gengiva, e aí somente um dentista poderá removê-lo. Melhore sua rotina de cuidados bucais, incluindo LISTERINE®.

Causa nº 3: Você tem retração de gengiva

Você pode ter percebido que suas gengivas estão se afastando dos dentes. Isso significa que elas estão se retraindo, expondo partes sensíveis que ficam na raiz do dente. Os problemas de gengiva ou a escovação agressiva podem ser as causas desse problema.

Causa nº 4: Dieta ácida

Se você frequentemente consome alimentos e bebidas ácidas ou picantes, pode estar danificando o esmalte dentário. Preste atenção na sua dieta, para ver se está consumindo alimentos ácidos, como frutas cítricas, tomate, iogurte, creme azedo, queijos envelhecidos e bebidas ácidas, como suco de laranja, isotônicos, vinhos e bebidas gaseificadas, inclusive refrigerantes. Tente limitar o consumo desses alimentos.

Causa nº 5: Dieta com muito açúcar

Exagerar em guloseimas, como bolos e biscoitos, pode promover o aumento de bactérias, prejudicando as gengivas, que acabam expondo áreas sensíveis dos dentes.