Skip to main content

O que é a halitose?

A halitose, ou mau hálito crônico, é uma situação na qual a pessoa exala um odor desagradável da boca. O “bafo matinal” com o qual a maioria das pessoas acorda não é halitose. Nem os cinco minutos de mau hálito que você tem depois de fazer uma refeição exótica, cheia de condimentos. A halitose é um cheiro persistente que não vai embora depois de escovar os dentes, passar fio dental e enxaguar. Pode ser embaraçoso e constrangedor, tanto que muitas pessoas relutam até em mencioná-la ao dentista. Mas também é bastante comum e, por isso mesmo, muito possível de tratar.

A halitose tem várias causas possíveis, 85% aproximadamente das quais são orais: cáries, problemas de gengiva, restaurações quebradas, dentes quebrados,e dentaduras que não estão muito limpas – todos são possíveis suspeitos. Há ainda os fatores relativos à alimentação. Dietas com alto nível de proteínas e baixo nível de carboidratos, alimentos ácidos, doces e, é claro, uma grande quantidade de cebola, alho e outros temperos fortes, definitivamente, comprometerão seu hálito. Assim como o consumo excessivo de café e álcool. Usuários de tabaco também têm um alto risco.

Apesar de raras, as doenças de pulmão, alguns tipos de câncer e infecções nas amídalas também são identificados como causadores de halitose. Problemas no sangue e doenças nos pulmões e rins são ainda outras possibilidades. Uma causa mais provável é o diabetes, devido aos níveis flutuantes de açúcar, refluxo e gotejamento pós-nasal. Mesmo uma sinusite comum pode afetar seu hálito, pelo acúmulo de muco.

Como a maior parte da halitose se origina dentro da boca, seu primeiro passo deve ser uma reavaliação da sua escovação e da técnica utilizada. Apesar de a limpeza dos dentes ser necessária, é fundamental que você dê maior foco à língua, pois é nela que uma grande quantidade de bactérias se instala, causando o mau hálito. Faça uma limpeza da língua com a escova ou raspador lingual n, depois passe fio dental nos dentes e enxágue. Lembre-se de que a escovação e uso de fio dental, somente, limpa somente 25% da boca*. E usar um enxaguatório alcança os 100% da sua boca, fazendo-a ficar limpa de verdade. 
* Collins LMC, Dawes C. The surface area of the adult human mouth and thickness of the salivary film covering the teeth and oral mucosa. J Dent Res 66(8):1300-03, Aug 1987

Caso você não note uma melhora, o próximo passo é uma consulta com o dentista. Não tenha medo ou vergonha de compartilhar seu segredo com um profissional. Ele provavelmente será capaz de diagnosticar e tratar a causa dos problemas do seu hálito.