Skip to main content

Problemas de saúde comuns que provocam mau hálito

Em geral as pessoas culpam os suspeitos comuns pelo mau hálito, como cebola, alho e café. Normalmente, porém, esses não são os culpados. Na verdade, muitas vezes, o problema não tem nada a ver com comida. Veja algumas fontes não muito óbvias do mau hálito::

Problemas de estômago

Uma digestão ruim, constipação ou problemas de intestinos podem, muitas vezes, fazer o odor de um alimento que você ingeriu recentemente voltar para sua boca. Outro problema digestivo muito comum vem do desequilíbrio das bactérias boas e ruins dos intestinos: os alimentos não são processados de maneira correta, resultando em refluxo, crescimento excessivo de levedura ou fermentação, ou seja, mau hálito. Para corrigir esse desequilíbrio, utilize um probiótico e procure um especialista caso o problema persista.

Sinusite

Às vezes, a coriza, ou seja, quando seu nariz começa a escorrer, pode fazer com que seu hálito leve as pessoas a correrem na outra direção. Isso acontece porque o muco em excesso escorre pelo fundo da garganta, o que basicamente convida as bactérias a se reunirem e se multiplicarem, resultando em mau hálito. No caso de uma sinusite, o muco para de circular, fica acumulado e permite que as bactérias tomem sua boca, com um odor desagradável. Se você acha que seu mau hálito tem a ver com uma sinusite, pode ser o momento de consultar seu clínico geral ou um especialista em ouvido, nariz e garganta, otorrinolaringologista.

Diabetes

A flutuação dos níveis de açúcar no sangue, provocada pelo diabetes, também pode deixar sua boca vulnerável ao mau hálito causado pela  doenças periodontais. O excesso de glicose assim como uma alteração na resposta imunológicapromovido pelo diabetes,  podeaumentar a quantidade de bactérias presentes em algumas regiões da boca, o que pode gerar problemas de gengiva, e outras infecções bucais. É aí que a situação fica um pouco mais complicada que apenas mau hálito. A inflamação causada por essas doenças pode afetar seu metabolismo e até piorar controle glicêmico do diabetes.

Medicamentos

Às vezes, aquilo que ingerimos para resolver um problema acaba originando outro. Nesse caso, alguns medicamentos, inclusive aqueles para pressão arterial, anti-histamínicos e antidepressivos, podem causar a xerostomia, ou boca seca, que, pela propensão a reduzir a produção de saliva ao mínimo, contribui, em grande parte, para o mau hálito. Alguns remédios também liberam componentes químicos no corpo que carregam seus odores diretamente para a boca.