Skip to main content

Hálito fresco: Perguntas Frequentes

O mau hálito pode ser sinal de outros problemas de saúde?

Sim, o mau hálito persistente pode ser consequência de outras condições médicas. Problemas comuns, como azia e refluxo, podem deixar mau hálito. Em outros casos, os causadores podem ser as bactérias e o acúmulo de muco causado pela sinusite. Hálito levemente cetônico, que não é totalmente agradável, mas também não é ruim, pode ser sinal de diabetes. Já um aroma forte de amônia pode estar associado a doenças renais.

Problemas periodontais, como gengivite, podem causar mau hálito, por causa da presença excessiva de bactérias na boca. E a boca seca, que reduz a saliva, incapacita sua boca de se livrar naturalmente das bactérias e partículas de alimentos dos dentes e gengivas antes de se decomporem e começarem a causar cáries.

Se você está preocupado com o mau hálito ou se não está conseguindo reduzi-lo sozinho apenas com a escovação, fio dental e enxaguatório, fale com seu dentista, pois pode ser sinal de uma questão maior.

Quais hábitos podem causar a boca seca?

Quando se trata de hábitos que podem provocar o mau hálito, poucas coisas são piores que o uso do tabaco. Apenas o ato de fumar, sem contar os riscos associados à saúde, é o suficiente para deixar sua boca com gosto – e cheiro – de cinzeiro. Ter uma dieta repleta de açúcares também não ajuda. As bactérias naturais da sua boca farão um banquete com o excesso de açúcares e vão deixar os dentes e gengivas repletos de bactérias. Dietas que cortem os carboidratos muitas vezes podem dobrar suas chances de ter mau hálito, pois seu corpo aumenta a produção de amônia, para tentar metabolizar os alimentos. As pessoas que fazem jejum prolongado ou pulam refeições regularmente têm um risco diferente: a mastigação ajuda a estimular a saliva, o que evita que a boca fique seca e cheire mal. Quando você para de comer por longos períodos, seu hálito pode começar a exalar mau odor. A boca seca também afeta as pessoas que regularmente respiram pela boca, causando de forma inevitável o mau hálito. Finalmente, as pessoas que estão estressadas demais podem acabar tendo um hálito desagradável.