Skip to main content

Title

Por que a dentina é tão importante quanto o esmalte dentário

Quando o assunto são dentes, muito se fala sobre o esmalte e como deveríamos protegê-lo, mas nunca sabemos por quê. É para manter os dentes brancos e brilhantes? É para prevenir as cáries? Ambas as respostas são SIM, mas há uma resposta ainda mais importante: se você não cuidar do esmalte, a dentina ficará exposta.

Localizada logo abaixo do esmalte, a dentina  consiste de um tecido vivo  composto por túbulos que se comunicam diretamente com os nervos dentários gerando sensibilidade quando estimulada. Quando as gengivas retraem e a dentina fica exposta, coisas que nunca fizeram seus dentes doer podem começar a incomodar. Isso porque os túbulos dentinários permitem que os alimentos, como sopas quentes e sorvete, estimulem o nervo dos seus dentes, que resulta na dor que chamamos de sensibilidade.

Agora que você sabe, não se esqueça da sua dentina! Tome cuidado com o esmalte, escovando os dentes delicadamente, evitando alimentos ácidos e prevenindo a boca seca. Assim consequentemente você também protegerá a dentina.