Skip to main content

Os 5 principais alimentos que causam mau hálito

Escovar os dentes, usar fio dental e enxaguatório são formas ótimas de manter sua boca saudável e limpa. Mas, mesmo com isso tudo, seu hálito ainda pode, de tempos em tempos, ficar ruim. Entretanto, isso não é algo com o que se preocupar. De todas as coisas que provocam mau hálito, 80% estão bem embaixo do nosso nariz, nos alimentos que consumimos. Veja alguns dos principais culpados:

Nº 1: Alho

Apesar de não ser uma surpresa o alho na lista, o que pode surpreender é como ele pode deixar sua marca sulfurosa não apenas em sua língua. O alho também é absorvido na corrente sanguínea, permitindo que uma onda secundária de odor volte para seus pulmões, de onde pode ser liberado livremente pela boca. Uma vez absorvido, o alho exala um odor forte pelos seus poros. No entanto, nada disso deve ser o motivo para nunca mais consumi-lo. Apenas tente não se exceder e quando terminar as refeições, elimine os resíduos de alho escovando os dentes e usando fio dental. Lembre-se também de usar um enxaguatório duas vezes ao dia após a escovação e uso do fio dental.

Nº 2: Cebola

Igual ao alho, o odor de cebola permanece muito tempo depois de você ter terminado de comer. Isso porque ambos contêm componentes sulfúricos que são absorvidos pela corrente sanguínea e retornam quando você menos espera. Proteja-se ainda mais escovando, usando fio dental e um enxaguatório.

Nº 3: Laticínios

O leite pode fazer bem para o corpo, mas pode sujar sua boca. Isso porque as bactérias naturais da língua se alimentam dos aminoácidos dos leites e queijos, resultando em um odor ruim e desagradável.

Nº 4: Atum enlatado

Ninguém vai confundir o aroma de peixe com o de flores. Mas tem algo no atum enlatado que leva esse cheiro a um nível bastante diferente. Naturalmente os frutos do mar começam a exalar um cheiro azedo e rançoso conforme vão oxidando, um processo que, de alguma forma, aumenta com o armazenamento em uma lata de metal escura.

Nº 5: Rábano

Quando a única coisa que dá sabor a uma planta é também sua defesa natural contra animais famintos, saiba que o resultado vai se manter por muito tempo depois de a planta ter sido digerida. É o que acontece com o rábano. O composto químico isotiocianato é o que permite que essa raiz comum dê aos molhos e ao hálito um sabor e cheiro únicos.