Skip to main content

Estilos de vida que induzem ao mau hálito

Se uma rotina regular de escovação, fio dental e enxaguatório não é suficiente para combater o mau hálito, pode ser o momento de se fazer algumas perguntas importantes sobre seu estilo de vida e hábitos.

Como está sua dieta?

Os alimentos açucarados são, e devem ser reconhecidos como, um problema óbvio. As bactérias naturais na boca amam acima de tudo transformar os doces em aromas assustadores. Alimentos ácidos podem enfraquecer o esmalte, tornando seus dentes mais suscetíveis tanto às cáries quanto ao mau hálito. Alimentos com altos índices de gordura e proteína nem sempre são bem digeridos, o que se torna aparente pelos gases sulfurosos que tendem a liberar quando não são metabolizados. Você também deve pensar duas vezes quando for cortar os carboidratos. Sem eles, seu corpo começa a consumir outras gorduras e proteínas para ter energia, produzindo um odor que deixa o hálito não muito fresco. Sua melhor aposta: busque ter uma dieta balanceada e saudável, com quantidades adequadas de frutas e verduras.

Você está estressado?

Acredite ou não, a ansiedade pode fazer mais do que deixar as palmas das mãos suadas e o coração batendo mais forte. Todos esses sintomas podem deixar a boca seca e fazer com que o aroma que você exala seja algo com o que se preocupar. Jejuar também pode afetar a digestão, ao deixar seu estômago sem enzimas. Sem elas, qualquer alimento não digerido que não é decomposto libera odores que chegam até a boca.

Com que frequência você consome álcool?

Quanto mais vezes você levanta o copo, maiores são as chances de ter mau hálito. Isso acontece não só porque o álcool deixa a boca seca, mas também porque pode permitir que bactérias resistam até 10 horas depois que você para de beber.

Você é louco por café?

O café pode ser sua bebida preferida pela manhã, mas a cafeína reduz a produção de saliva. Menos saliva significa aumento das bactérias que causam o mau hálito. Também quer dizer que quaisquer resíduos de partículas de alimentos da sua última refeição começam a se desfazer dentro da sua boca. Sua melhor opção é escovar os dentes, usar fio dental seguida de enxaguatório bucal.