Skip to main content

Fique longe destes 6 alimentos que prejudicam os dentes

A principal causa das cáries, que são, basicamente, buracos nos dentes, é o ácido que fica sobre eles e, com o tempo, vai desgastando o esmalte. Os alimentos, entre eles doces e amidos, dissolvem-se em açúcares, que são então transformados em um ácido corrosivo pelas bactéria presentes na boca, atacando os dentes e fragilizando seu forte revestimento. Para mantê-los fortes e com o esmalte intacto, evite esses alimentos nocivos, ou, quando não conseguir resistir, certifique-se de bochechar duas vezes ao dia, com um enxaguatório LISTERINE® contendo Flúor após a escovação e uso do fio dental pode reduzir significativamente a placa.

Nº 1 - Balas duras

Como se pode imaginar, balas duras e açucaradas, que ficam na boca por bastante tempo ou quebradas em pedacinhos, danificam seriamente o esmalte e põem em risco a saúde da boca. As balas são repletas de açúcares, que se aderem aos dentes e levam muito tempo para se dissolverem, expondo gengivas e dentes a danos.

Nº 2 - Bebidas ácidas

Sucos, isotônicos e todos os refrigerantes (inclusive os dietéticos) são repletos de açúcares e ácidos – ou seja: más notícias para seus dentes. Se você quiser beber outra coisa além de água, busque marcas que não tenham adição de açúcares ou tente acrescentar à água pura algumas frutas e verduras, como melancia ou pepino, para ter um sabor refrescante, mas menos nocivo. Também considere diluir o suco com água, para torná-lo menos prejudicial aos dentes.

Nº 3 - Bolo

Essa tentação, ou qualquer outro doce feito com muito açúcar, é um problema para os dentes. Doces grudentos são os piores inimigos, e até as frutas secas, como damascos, podem ser um perigo para o esmalte dentário. Alimentos que se aderem facilmente ou que ficam presos entre a gengiva e o dente são difíceis de limpar e também permitem que os açúcares ataquem o esmalte. Limite o consumo de doces e, quando não resistir, tente escovar os dentes depois, para minimizar os danos. Lembre-se também de enxaguar duas vezes ao dia com LISTERINE®.

Nº 4 - Massas

Alimentos com muito amido, a exemplo de massas, arroz e até tubérculos, como batatas, podem danificar os dentes, pois se metabolizam em açúcares, que, por sua vez, viabilizam junto com as bactérias a produção de ácido que desgasta o esmalte.

Nº 5 - Gelo

Chupar gelo ou outras substâncias duras pode quebrar o esmalte, expondo os dentes. Outros hábitos envolvendo a boca, como abrir garrafas e embalagens com os dentes, também devem ser evitados.

Nº 6 - Castanhas duras

Além da possibilidade de quebrar o esmalte, mastigar castanhas duras também pode danificar implantes dentários, dentaduras e aparelhos ortodônticos. Experimente comer castanhas em pedaços menores, em vez de inteiras, caso estejam especialmente duras, ou consumir esses alimentos de outras formas, como manteigas e pastas.