Skip to main content

Evite estes 7 causadores de danos ao esmalte dentário

Há várias hábitos que podem danificar sua boca diariamente, mas preste atenção a estes sete causadores de danos aos seus dentes.

1. Mastigar canetas

A maioria de nós, em algum momento, já teve vontade de morder uma tampa de caneta ou de garrafinha de água ou refrigerante. Fazer isso, porém, pode ser bastante prejudicial aos seus dentes.

2. Abrir embalagens com os dentes

De embalagens de salgadinhos a papéis de bala, todo mundo já usou os dentes para abrir pacotes quando não há tesouras por perto. Se você ama seus dentes, não faça isso. Espere um pouco mais, mas vá em busca de uma ferramenta adequada, que não os dentes, para abrir o pacote.

3. Ranger ou apertar os dentes

Algumas pessoas têm uma reação natural à ansiedade, que envolve ranger os dentes, dormindo ou acordado. Ranger os dentes, para frente e para trás, de uma lado ao outro, assim como  apertá-lo, pode levar ao desgaste. O hábito também estraga o esmalte dentário, deixando uma brecha para as cáries. Se você estiver lutando contra o costume de ranger ou cerrar os dentes, pergunte ao dentista se um protetor de boca ou alguma outra forma de tratamento pode ser uma boa opção para você.

4. Evite o clareamento excessivo

Há muitos produtos de clareamento fáceis de usar, seguros e eficazes, disponíveis nas farmácias hoje em dia. Atenha-se apenas a alguns que gostar, seguindo as instruções dos produtos e do seu dentista. O clareamento frequente pode levar à sensibilidade dos dentes. Se você tem desgaste no esmalte ou dentes sensíveis, o clareamento pode não ser uma boa prática para você, pois pode afetar negativamente dentes já vulneráveis. Caso você tenha problemas nas gengivas, boca ou dentes, confira com seu dentista para ver se esse tipo de tratamento é ideal para você.

5. Piercing na língua

Ter um piercing na língua indo de um lado a outro dentro da boca pode lascar e raspar os dentes, acarretando em tratamentos caros e desgaste no esmalte.

6. Fumar

As manchas nos dentes não parecem apenas feias e pouco atraentes. Na verdade, elas podem facilitar o acúmulo de placa bacteriana nos seus dentes e dificultar sua remoção durante os procedimentos de higiene oral.

7. Medicamentos

Mesmo alguns medicamentos vendidos sem prescrição, como remédios para tosse repletos de açúcar e anti-histamínicos, podem deixar a boca ressecada, o que, por sua vez, pode provocar cáries.