meta-analise do efeito de um antisséptico bucal sobre a gengiva e a placa bacteriana

Araujo M, Charles C, Weinstein R, Parikh-Das AM, Zhang J, Gunsolley JC. Meta-analysis of the effect of an essential oil-containing mouthrinse on gingivitis and plaque. J Am Dent Assoc. 2015;146(8):610-622.

Efeito de antissépticos bucais com óleos essenciais sobre a gengiva e a placa bacteriana

Objetivo

Comparar a eficácia da combinação de uma higiene bucal mecânica e o uso de antissépticos bucais contendo óleos essenciais (OE) com a de um controle negativo de apenas um método mecânico de higiene bucal (MM) baseado na porcentagem de locais gengivais saudáveis identificados após 6 meses.

Metodologia

A meta-análise avaliou dados de 29 ensaios clínicos de longo prazo, randomizados, controlados por placebo, cegos para observadores, de grupos paralelos de duração ≥6 meses, investigando os efeitos preventivos contra gengivite causada por germes e bactérias e antiplaca de antissépticos bucais contendo óleos essenciais (OE).

  • >5.000 indivíduos saudáveis com inflamação gengival e placas dentárias leves a moderadas
  • Ensaios conduzidos em 3 países de 1980 a 2012
  • A avaliação incluiu dados localizados e individuais medidos de >500.000 regiões dentais

Resultados da eficácia de antissépticos bucais contendo óleos essenciais

Pacientes com uso de antissépticos contendo óleos essenciais, apresentaram chances significativamente maiores de ter uma boca mais limpa e saudável. Com base em razões de probabilidade‡ calculadas a partir desta meta-análise:

  • Pacientes MMEO obtiveram chances mais de 7x maiores de regiões “livres de placa” em comparação com pacientes MM
  • Pacientes MMEO também obtiveram chances 5x maiores de regiões “saudáveis” em comparação com pacientes MM

Resultados de placa: Uma porcentagem maior de indivíduos obteve regiões “livres de placa” com MMEO vs MM.

Sites “sem placa” locais aos 6 meses: MM vs MM + óleo essencial - bochecho contendo (MMEO)

Porcentagem de respondentes com 50% de regiões “livres de placa”

  • Após 3 meses—MMEO 21% vs MM 4%
  • Após 6 meses—MMEO 37% vs MM 5,5%

Resultados de gengivas saudáveis: Uma porcentagem maior de indivíduos obteve regiões “saudáveis” com MMEO vs MM.

Porcentagem de respondentes com 50% de regiões “saudáveis”:

  • Após 3 meses—MMEO 19,1% vs MM 10,3%
  • Após 6 meses—MMEO 44,8% vs MM 14,4%

Conclusão

Ao determinar a porcentagem de superfícies dentais livres de placa e regiões gengivais saudáveis — que são os objetivos de serviços preventivos — esses ensaios clínicos de longo prazo demonstram o benefício clinicamente relevante do uso diário de antissépticos bucais contendo óleos essenciais para a redução de placa e prevenção da gengivite causada por germes e bactérias, além do método mecânico isolado na higiene bucal. O enxágue diário com um enxaguante bucal contendo óleos essenciais como adjuvante da higiene bucal mecânica proporcionou chances significativamente maiores de se ter uma boca mais limpa e saudável, o que pode levar à prevenção do aparecimento da gengivite causada por germes e bactérias.

Referências

*O antisséptico LISTERINE® é um produto cosmético e não possui ação terapêutica. 
†Somente em 2 estudos, o uso diário de fio dental foi necessário em um regime mecânico. Em todos os demais, foi permitida a continuação do uso de um dispositivo de limpeza interdental se ele fizesse parte do regime usual de higiene bucal do indivíduo. 
‡As razões de probabilidade medem o quão fortemente um “evento”, ou variável, está associado a um “desfecho”. Uma razão de probabilidade =1 indica exposição a uma variável e não afeta a probabilidade de um desfecho. Uma razão de probabilidade >1 indica que a exposição está associada a uma maior probabilidade de ocorrência de um desfecho. Uma razão de probabilidade de ocorrência de um desfecho. Na meta-análise, o evento, ou variável, foi a adição de enxaguante bucal EO a uma rotina mecânica duas vezes ao dia durante 6 meses. O desfecho foi a obtenção de regiões gengivais “saudáveis” ou regiões “livres” de placa. Nesta meta-análise, quanto mais alta a razão de probabilidade, maior era a chance do indivíduo que utilizasse um enxaguante bucal EO de ter regiões “saudáveis” e/or “livres de placa”, em comparação com métodos mecânicos isolados.

1. Araujo M, Charles C, Weinstein R, Parikh-Das AM, Zhang J, Gunsolley JC. Meta-analysis of the effect of an essential oil-containing mouthrinse on gingivitis and plaque. J Am Dent Assoc. 2015;146(8):610-622 e/ou análises post hoc de dados

 

Outros assuntos