Skip to main content

Cáries e dentes fortes: Perguntas Frequentes

Placa x Tártaro?

O tártaro é, basicamente, a placa que não foi tratada e que calcificou tornando uma superfície dura e aderida ao dente que apenas os dentistas podem remover. A placa é um filme grosso, composto de saliva, bactérias e partículas de alimentos que se acumulam na linha da gengiva. Se a placa não é removida todos os dias, com escovação delicada, uso de fio dental e bochechos com o enxaguatório bucal antisséptico LISTERINE®, ela pode endurecer e se transformar em tártaro. O ácido da placa pode atacar os dentes logo após as refeições. Se não for limpo, pode corroer o esmalte dentário e provocar cáries. A placa também ataca as gengivas, fazendo com que fiquem vermelhas, inchadas e com presença de sangramento na escovação, ou podendo levar até a retração gengival. 

O tártaro é uma crosta dura e porosa. Tem uma cor amarela ou quase marrom, aparecendo na linha da gengiva. É a placa envelhecida, que não foi removida, e endureceu com os depósitos de sais minerais na saliva. O acúmulo de tártaro pode acumular mais placa e facilitar o desenvolvimento das cáries e dos problemas de gengiva Ele continua a crescer e calcificar, caso não seja removido. O tártaro depois de formado e acumulado só pode ser removido por dentistas. Escovar os dentes, usar fio dental e o enxaguatório LISTERINE®, além de um creme dental com controle de tártaro, ajuda na prevenção.

O que é o flúor?

O flúor é um elemento natural, conhecido por prevenir as cáries quando ingerido ou aplicado aos dentes como uma solução tópica. O flúor pode ajudar a reduzir a quantidade de cáries dos dentes. O ácido na placa leva a perdas de minerais (desmineralização), que leva às cáries. Entretanto, a formação destas pode ser revertida pela remineralização, ou depósito de minerais em áreas danificadas do dente. A aplicação tópica do flúor pode acelerar a recombinação dos minerais perdidos.

Quando ingerido, o flúor é processado pelo estômago e intestinos e absorvido pelo corpo para tornar os dentes mais fortes. Normalmente, pode ser encontrado na água de abastecimento tratada, dependendo da localização, em quantidades altas o suficiente para reduzir as cáries. Também faz diferença tomar água filtrada ou mineral, sendo possível encontrar pequenas quantidades de flúor com o consumo de alguns alimentos, como espinafre, cenoura, aspargo, a maior parte dos frutos do mar, chá e alimentos preparados em água fluoretada, ou utilizando uma pasta de dente ou enxaguatório com flúor, como LISTERINE® Cuidado Total e LISTERINE® Defesa dos dentes e gengivas.

As dentaduras precisam de enxaguatório?

Sim, você deve enxaguar as dentaduras e remover partículas e resíduos de alimentos duas vezes ao dia. Utilize tabletes de limpeza que se dissolvem na água e deixe a dentadura de molho na solução de limpeza. Sempre limpe as dentaduras em uma toalha suave ou tigela com um pouco de água, pois elas podem ser escorregadias e quebrar facilmente se caírem. Escove com uma escova dura e água morna. Limpe a dentadura completamente. Enxágue com LISTERINE® em seguida, para manter a sensação de frescura e limpeza na boca. Quando não estão na boca, as dentaduras devem ficar imersas em um copo de água.