From Surgery Antiseptic to Modern Mouthwash

De um antisséptico cirúrgico a um moderno enxaguatório bucal

Você já se perguntou de onde veio o nome LISTERINE®? O Dr. Joseph Lawrence, criador do enxaguatório LISTERINE®, queria batizar seu trabalho em homenagem a um cientista que abriu caminhos: Dr. Joseph Lister, um médico inglês, tornou-se o primeiro cirurgião a realizar operações em uma câmara esterilizada com um antisséptico pulverizado. O resultado? Um número de pacientes nunca visto antes sobreviveu. Inspirado por isso, Lawrence criou uma fórmula exclusiva, perfeita para eliminar germes nos tecidos, como os tecidos bucais.

De um antisséptico cirúrgico a um moderno enxaguatório bucal

1860

A teoria de Louis Pasteur, de que germes invisíveis são a causa de inúmeras infecções, inspira um médico inglês chamado Joseph Lister.

Louis Pasteur

1865

Lister se torna o primeiro cirurgião a realizar operações em uma câmara esterilizada, pulverizando antisséptico no ar. Os índices de mortalidade começam a cair.

1876

Lister reconhece publicamente o trabalho de dois indivíduos que trabalhavam para modernizar as práticas cirúrgicas: Dr. Joseph Lawrence e Robert Wood Johnson, fundador da Johnson & Johnson.

1879

Joseph Lawrence e Jordan Lambert criam a primeira fórmula de antisséptico cirúrgico que viria a ser, futuramente, LISTERINE®

Inspirado por Lister, Lawrence cria LISTERINE®

1881

A Lambert Pharmaceutical Co. adquire os direitos da fórmula de LISTERINE® e começa a produzi-lo e a comercializá-lo.

1895

A fórmula foi apresentada a dentistas para ser usada como enxaguatório bucal.

1914

LISTERINE® se torna o primeiro antisséptico a ser vendido nas farmácias de todo o Estados Unidos sem prescrição médica.

1920

É lançada a primeira campanha publicitária da marca com foco no combate ao mau hálito.

1987

LISTERINE® finalmente chega ao solo brasileiro